RUÍDOS EM INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS.

Bom dia! Todos bem?
Hoje vamos apresentar uma entrevista sobre ruídos nas instalações hidráulicas, realizada pelo portal da Arquitetura, Engenharia e Construção AEC Web, e como entrevistado temos o Mestre Engenheiro Civil Sérgio Gnipper

 
AECweb - O sistema hidráulico pode ser tornar o vilão da acústica num edifício. Por quê?
Knipper - Há várias fontes de ruído provenientes dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários numa edificação, nem todas de fácil identificação. Nas tubulações de distribuição de água fria podem ocorrem chiados decorrentes do escoamento em velocidades elevadas. Onde essas manifestações se mostram generalizadas, é provável que os trechos afetados tenham sido subdimensionados ou dimensionados para operar com velocidades elevadas, cujo limite anterior à vigência da versão de 1980 da NBR 5626 era de até 4 m/s (a versão em vigor limita a velocidade do escoamento em 3 m/s). Também podem ocorrer ruídos devidos ao escoamento decorrentes de turbulências formadas em conexões de mudança de direção, como cotovelos e tês, e durante a passagem da água em registros e válvulas com restrição local de seção do escoamento.

Projeto hidráulico, ou a busca da excelência
Figura 28 – Restrição local de seção do escoamento líquido em válvula de esfera (dir.)
Outra fonte de ruído está na ocorrência do chamado ‘golpe de aríete’, um transiente hidráulico onde há súbita conversão de energia cinética da água sob escoamento dinâmico em energia de pressão, devido à interrupção brusca desse escoamento.

Projeto hidráulico, ou a busca da excelência
Figura 29 – Fenômeno do golpe de aríete
O fenômeno dá causa a uma sequência de ondas mecânicas de sobrepressão e de depressão que se propagam por toda a rede associada de tubulações, com velocidades supersônicas (entre 900 m/s e 1200 m/s), e o ruído correspondente se transmite na forma de uma sucessão de pancadas secas. Isto ocorre com alguma freqüência em bacias sanitárias com válvulas flexíveis desreguladas quanto ao tempo de fechamento do processo de descarga. Também não é raro ocorrer em tubulações de recalque de água potável em razão do fechamento brusco de válvula de retenção.

AECweb – Quais as outras fontes de ruídos?
Knipper -
Há os ruídos provenientes do escoamento livre (esgoto e águas pluviais) em tubos plásticos de parede estreita mau fixados, ou seja, com suportação deficiente, particularmente a partir de conexões de mudança de direção. É comum o ‘ronco’ durante a operação de fechamento de torneiras de bóia em reservatórios de água, decorrentes do fenômeno de ressonância pela formação de ondulações na superfície líquida. E, também, os ruídos na forma de silvos agudos durante a operação de fechamento de torneiras de bóia em reservatórios de água de bacias sanitárias com caixas de descarga acopladas. A transmissão de vibração de bombas pela correspondente tubulação de recalque se deve, geralmente, à fixação deficiente e ausência de dispositivos antivibratórios. Esses são alguns exemplos.

Fonte:  https://www.aecweb.com.br/

Comentários